Sistemas de climatização
Um sistema de climatização consiste em um condicionamento de ar de um ambiente e pode ter diferentes funções: aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração. Conhecidas pela sigla AVAC-R.
Principais aplicações e utilizações.
Esse sistema é usado para processos industriais e conforto. Com isso, o modo de climatização pode variar de acordo com o ambiente.
A partir da aplicação utilizada, os sistemas de climatização/refrigeração classificam-se em dois grupos: Expansão Direta e Expansão Indireta. A Expansão Direta consiste em um circuito fechado onde o fluido refrigerante é responsável pelo resfriamento do ar, ou seja, o fluido troca calor diretamente com o ar.
Já na Expansão Indireta, também conhecida como sistema de água gelada, o fluido refrigerante troca calor com a água, que é responsável por diminuir a temperatura do ar circulante.
Consumo de energia com sistemas de climatização
Segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), os setores industrial e residencial foram responsáveis por 62,9% da demanda de energia do Brasil em 2019.O aumento do consumo de energia do país está diretamente atrelado ao aumento do uso de sistemas de climatização, tanto em indústrias como em residências.
Em doze anos, o consumo de energia com o uso desses equipamentos triplicou, de acordo com estudos da EPE. Mas o modo de utilização desse sistema também interfere no aumento de consumo e, consequentemente, nos custos com esse insumo.
A falta de manutenções corretivas e preventivas e uso de equipamentos antigos podem aumentar a demanda por energia elétrica para a utilização. Hoje, possuímos equipamentos modernos e eficientes quando pensamos no condicionamento do ar.
Essas novas tecnologias realizam o mesmo trabalho e com um custo menor. Além de a sua grande maioria ser mais limpa e sustentável. além de, a grande maioria, objetivar sistemas mais limpos e ambientalmente corretos. Diante desse cenário, vemos uma grande oportunidade para projetos de eficiência energética. Um projeto de mudança nesses sistemas pode reduzir em até 30% os custos com energia desses equipamentos.
Controladores
Os controladores proporcionam uso racional dos aparelhos de ar condicionado, redução do nível de falhas operacionais, aumento da vida útil dos equipamentos e economia de energia elétrica.
Proporcionam a redundância de máquinas, com revezamento entre as mesmas, por tempo de funcionamento (configurável) ou em caso de falha na máquina operante, diagnosticada através do monitoramento dos status dos dispositivos controlados. Equipamento indicado para automação de máquinas de ar condicionado que possuam dispositivos de comando e proteções compatíveis com sistema de controle externo, tais como Self Wall Mounted, Self Contained e Large Split.
A utilização deste equipamento e seus acessórios possibilita, além do controle preciso da climatização do ambiente, uma maior racionalização na utilização das máquinas de ar condicionado, com consequente redução de falhas, aumento de vida útil e economia de energia elétrica.
A correta utilização das informações armazenadas em seus logs constitui-se em importante ferramenta para diagnóstico de falhas nos sistemas de climatização e gerenciamento da manutenção. Todas estas informações são disponibilizadas em um poderoso sistema de comunicação de dados, inclusive com a opção de um servidor de páginas dinâmicas (Webserver) embarcado, que possibilita o acesso remoto ao equipamento, via Internet ou rede interna, através de qualquer navegador (HTTP), instalado em PC, Tablet ou Smartphone. Nesta opção é possível também a supervisão através de um gerenciador SNMP e envio de e-mails para até três destinatários, quando da ocorrência de alarmes.
Possuem embarcado um sistema de transferência para operação manual dos equipamentos de ar condicionado, garantindo assim a climatização do ambiente crítico mesmo em eventual anormalidade do controlador ou em caso de necessidade de suspensão temporária da automação para uma manutenção nos condicionadores.


